http://ponteplural.com.br/destaque-novo/

Notícias

Saiba mais sobre a Ponte Plural

Se não houvesse Nirvana, Alice in Chains e Soungarden, não haveria hoje o Pearl Jam.

Se não houvesse escolas de arte de graça no período do pós-guerra, não haveria The Beatles.

Se não houvesse coletivismo, não haveria Tropicalismo. E não haveria cultura.

O que faz uma cena cultural realmente acontecer? A resposta levaria centenas de páginas para ser escrita, e poderia não chegar a uma boa conclusão.

Mas o que faz a cena cultural não acontecer é fácil de responder. A banda que só vai ao próprio show, que não valoriza outros artistas, contribui para o não acontecimento da cena, contribui para que o seu próprio show fique vazio.

Aqueles que ainda não adentraram o século XXI, acreditando que as gravadoras ainda são poderosas, que tour no exterior é o que há de melhor para a banda, que se criminalizará o download “ilegal” e que políticas públicas de incentivo cultural não funcionam, contribuem para o não acontecimento da cena.

Aqueles que insistem em fazer a mesma coisa e esperam resultado diverso, contribuem para o não acontecimento da cena.

O século XXI mal começou e já apresenta situações muito favoráveis para o acontecimento da cena. Músicos independentes estão se consagrando, a internet diminuiu todas as distâncias, e a tecnologia está permitindo maior qualidade para as gravações destes artistas, além de propiciar uma maior difusão da cultura nacional pelo Brasil e pelo mundo.

A maior riqueza do Brasil é a Cultura de sua nação. Mas cultura é aquilo que se cultiva. E como tudo que se cultiva, exige dedicação e o ambiente correto, ou os frutos não amadurecem.

Dentro deste turbilhão de dúvidas e de vontades surge a Ponte Plural. A meta da Ponte Plural é estabelecer conexões que estimulem a integração cultural dentro do Estado do Rio de Janeiro e, por intermédio do Circuito Fora do Eixo, estabelecer a ponte com o país inteiro.

Há um imenso país a se conhecer, sedento por cultura. Esperamos que todos possam encontrar seu nicho, o lugar onde ser mais aceito. E que todos possam contribuir com a identidade cultural de seu país.

Daniel Domingues

VEJA TAMBÉM

AgendaNotícias

Oficina de Elaboração de Projetos Culturais: Lei da Cultura

A incubadora Nós de Rede realiza na segunda-feira, 23 de outubro, a Oficina de Elaboração de Projetos Culturais com foco no Edital da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Niterói

AgendaNotícias

Oficina de Capacitação para Edital de Incentivo Fiscal

A incubadora Nós de Rede realiza, em parceria com a Fundação de Arte de Niterói, a Oficina de Capacitação para o Edital da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Niterói.

AgendaNotícias

Encontro Nós de Rede: Lei da Cultura de Niterói

Participe do encontro da Nós de Rede para discutir sobre a Lei da Cultura de Niterói!