http://ponteplural.com.br/gos-cultura-e-inovacao/

Agenda

Diálogos Cultura e Inovação

SEMINÁRIO
DIÁLOGOS: CULTURA E INOVAÇÃO
Dialogando para fazer acontecer

Os Diálogos Cultura e Inovação constituem um fórum de debate sobre as novas possibilidades do “fazer cultural”, propiciadas pela sociedade em rede e pelas inovações tecnológicas, que representam tanto oportunidades como ameaças para quem atua na área. Práticas consagradas são afetadas por novos modelos de negócio e novas formas de criar, produzir, circular e fruir obras e produtos culturais.

Os Diálogos Cultura e Inovação são inspirados pela imagem de um sismógrafo cultural, capaz de “detectar movimentos”, que reflitam as mudanças nas áreas da Cultura e da Economia Criativa.

As discussões tratam das inovações em curso ou potenciais, em termos de:
• gestão pública de cultura
• produção cultural conectada (ou produção 2.0)
• promoção via redes sociais
• criação colaborativa (ou criação 2.0)
• novas formas de fomento à cultura
• novas formas de patrocínio à cultura
• novas formas de geração de receita.

Três rodas de bate-papo abordam as mudanças que estão afetando os vários atores da área cultural:
• artistas
• produtores
• gestores
• patrocinadores privados
• orgãos de fomento
• pesquisadores
• formuladores da política cultural
• fornecedores de infraestrutura e tecnologia.

São diálogos entre pessoas que inovam na forma de fazer e gerir cultura, arte e entretenimento.

Visamos a articulação de um coletivo para pensar e propor inovações que inspirem e oxigenem a cena cultural no Rio e no Brasil.

PALESTRANTES:
>> Pablo Capilé – vice-presidente da Abrafin (Associação Brasileira de Festivais Independentes), coordenador de planejamento dos festivais Calango e Grito Rock e um dos articuladores do Circuito Fora do Eixo, rede que integra hoje dezenas de coletivos dedicados ao setor em todo o Brasil. Foi um dos fundadores, em 2002, do Espaço Cubo em Cuiabá.

>> Danilo Santos Miranda – especialista em ação cultural, diretor do Departamento Regional do SESC/SP e conselheiro do MAM, da Fundação Itaú Cultural e do MASP. Foi presidente do Conselho Diretor do Fórum Cultural Mundial de 2004.

>> Marta Porto – jornalista e especializada em Ciência da Informação. Foi coordenadora do escritório da Unesco no Rio e diretora de planejamento e coordenação cultural da prefeitura de Belo Horizonte. Coordena o núcleo de conteúdo da XBrasil e dirige a Associação de Ideias, ateliê de soluções em arte e criatividade.

>> Estevão Fiuza – secretário-adjunto de Cultura do Estado de Minas Gerais, responsável pela implantação do Circuito Cultural Praça da Liberdade, projeto que está restaurando e transformando em modernos centros dedicados à cultura os prédios das secretarias e repartições públicas no entorno do Palácio da Liberdade.

>> Míriam Brum – gestora e produtora cultural. Foi diretora da Funarte, Assessora Especial na Secretaria de Cultura, RJ. Relatora da Câmara Setorial Artes Visuais e da Comissão de Educação e Cultura do MINC. Uma das fundadoras da Casa da Gávea e Diretora da Brum & Ficher Produções. Trabalha em articulação institucional e produção executiva do Memorial Minas Gerais – Circuito Cultural Praça da Liberdade.

>> Vitor Isensee – músico, integrante e fundador da banda ForFun.

>> Liana Brauer – coordenadora de label na Liga, empresa de entretenimento ao vivo e escritório de agenciamento e coordenação artística de Lulu Santos, Preta Gil e Scracho. Fez produção de artistas independentes como =Reverse=, Emoponto, Scracho, Dibob e Seu Cuca. Formada em jornalismo pela PUC-Rio. Fez curso de Produção Executiva na IATEC.

>> Viktor Chagas – escritor, jornalista e professor do MBA em Gestão e Produção Cultural da FGV e do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da UFF. Mestre e doutorando em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV. Integra a equipe Overmundo, ocupando atualmente a Coordenação Editorial e de Projetos de Comunicação do Instituto Overmundo.

>> Leo Morel – músico, componente da bateria do Monobloco, aluno da primeira turma do MBA em Gestão e Produção Cultural da FGV e autor do livro “Música e Tecnologia”, nascido a partir de seu projeto final no MBA.

>> Bruno Natal – jornalista e documentarista, com mestrado pela Goldsmiths, Universidade de Londres.

>> Tiago Lins – formado em economia pela PUC-Rio, trabalha como Diretor de TV.

>> Fábio Lima – sócio, fundador e criador da RAIN Network e da MovieMobz. Graduado em Rádio e TV pela Universidade Metodista de São Paulo. Trabalhou com streaming media no Terra e no SportsJa. Leciona “Distribuição Digital e de Novas Mídias” para área do Audiovisual. Foi redator publicitário e sócio-diretor de criação da Simplle Quatro.

>> Renata Mader – Jornalista. Produtora Executiva do Selo Oi Música. Foi gerente de produção na Biscoito Fino, onde produziu discos como Carioca de Chico Buarque, Madrugada de Mart`nalia, Tua e Encanteria de Maria Bethania, entre outros. Co-produziu a trilha sonora do filme Surf Adventures II. Trabalhou no Canal Futura, no programa Sala de Noticias.

>> Claudio D´Ipolitto – É doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e mestre em Informática pela PUC-Rio. Seu pós-doutorado, no PACC/UFRJ, foca as interlocuções entre Cultura e Inovação. Professor de Produção Cultural com foco em novos modelos de negócio, no MBA de Gestão e Produção Cultural da FGV. Trabalha no Laboratório de Jogos de Negócio da Incubadora da COPPE.

 OBJETIVOS

O objetivo primário dos “diálogos” é a troca de ideias entre as pessoas que estão inovando na forma de fazer e gerir cultura, arte e entretenimento.

O objetivo estratégico é constituir um coletivo para pensar e propor modelos e inovações que possam inspirar e oxigenar a cena cultural no Rio e no Brasil.

VEJA TAMBÉM

AgendaNotícias

Oficina de Elaboração de Projetos Culturais: Lei da Cultura

A incubadora Nós de Rede realiza na segunda-feira, 23 de outubro, a Oficina de Elaboração de Projetos Culturais com foco no Edital da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Niterói

AgendaNotícias

Oficina de Capacitação para Edital de Incentivo Fiscal

A incubadora Nós de Rede realiza, em parceria com a Fundação de Arte de Niterói, a Oficina de Capacitação para o Edital da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Niterói.

AgendaNotícias

Encontro Nós de Rede: Lei da Cultura de Niterói

Participe do encontro da Nós de Rede para discutir sobre a Lei da Cultura de Niterói!