http://ponteplural.com.br/pesquisa/

Pesquisa

Os interesses de pesquisa dos integrantes da Ponte Plural são relacionados à cultura digital, música, indústrias criativas, redes sociais, empreendedorismo, economia criativa, materialidades da comunicação e cenas musicais.

 

SOBRE NÓS:

HERSCHMANN, Micael. Balanço das dificuldades e perspectivas para a construção de uma cena musical independente em Niterói no início do século XXI. In: INTERCOM 2013, 2013, Manaus. Anais do XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: INTERCOM, 2013. v. 1. p. 1-18. 

HERSCHMANN, Micael. Construindo uma cena musical independente em Niterói no início do século XXI: o estudo de caso dos coletivos Araribóia Rock e Ponte Plural.. E-Compós (Brasília), v. 17, p. 1-20, 2014.

 

POR  NÓS:

Artigos completos publicados em periódicos

  1. LAGE, Rafael. Artista Artesão ou Artista Igual Pedreiro: de Mozart a Macaco Bong, uma história de lutas por autonomia. História e Cultura, v. 2, p. 166-182, 2013.
  2. LAGE, Rafael. Festival Grito Rock: produções colaborativas e disputas em rede. Sonora, v. 4, p. 1-10, 2013.

Artigos aceitos para publicação:

  1. SÁ, Simone Pereira.; BITTENCOURT, L. Espaços urbanos e plateias virtuais: Youtube e as transmissões de espetáculos ao vivo. Logos (UERJ. Impresso), 2014.

Livros publicados/organizados ou edições

LAGE, Rafael . Rotas da música independente: música, cultura digital e o Festival Grito Rock no estado do Rio de Janeiro. 1. ed. Rio de Janeiro: Multifoco, 2014. v. 60. 215p.

 

Apresentações de Trabalho:

  1. BITTENCOURT, Luiza. PonoMusic and High-Quality Music Reproduction: The Future of Music Consumption?. 2014. (Apresentação de Trabalho na Musical Materialities in the Digital Age, na Sussex University, na Inglaterra).
  2. BITTENCOURT, Luiza; DOMINGUES, Daniel. Grito Rock Festival: From do it yourself to do it together. 2014. (Apresentação de Trabalho na Kismif Conference, na Universidade do Porto, em Portugal).
  3. BITTENCOURT, Luiza; DOMINGUES, Daniel. Between the underground and the mainstream: A new independent music scene emerges in Brazil. 2014. (Apresentação de Trabalho na Kismif Conference, na Universidade do Porto, em Portugal).
  4. BITTENCOURT, Luiza; DOMINGUES, Daniel. Online shows: A new experience of musical performance. 2014. (Apresentação de Trabalho na Kismif Conference, na Universidade do Porto, em Portugal).
  5. BITTENCOURT, Luiza; DOMINGUES, Daniel. Play the World: The new generation of musical instruments. 2014. (Apresentação de Trabalho na Fascinate Conference, na Falmouth University, na Inglaterra).
  6. LAGE, Rafael. Performance mediada por computador: a Pós-TV Fora do Eixo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
  7. LAGE, Rafael. Cenas musicais no Rio de Janeiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
  8. LAGE, Rafael. A Música e a produção cultural independente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
  9. BITTENCOURT, Luiza. Mercado musical independente e empreendedorismo cultural. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
  10. BITTENCOURT, Luiza; DOMINGUES, Daniel. Novas Mídias e a Música. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Trabalhos completos publicados em anais de congressos

1. LAGE, Rafael. Redes Antissociais: debates e disputas de prestígio via plataformas digitais no circuito da música independente nacional. In: Coneco, 2013, Rio de Janeiro. ANAIS do VI Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação, 2013. p. 1-15.