http://ponteplural.com.br/ponte-plural-vence-o-premio-brasil-criativo-na-categoria-musica/ " />

Notícias

Ponte Plural vence o Prêmio Brasil Criativo na categoria música!

A Ponte Plural (www.ponteplural.com.br) é uma iniciativa cultural de Niterói que atua desde 2010 no fomento do empreendedorismo no setor musical e na articulação de redes, a fim de criar novos arranjos criativos locais, que já atingiu um público de mais de 50.000 pessoas em 10 países! Por conta de seus importantes resultados no âmbito cultural da região, a Ponte Plural foi a única iniciativa de Niterói indicada ao Prêmio Brasil Criativo na categoria música.

_MG_2123

Formada por uma equipe multidisciplinar, a Ponte Plural desenvolve ações no setor musical que envolvem produção cultural, capacitação empreendedora, pesquisa e tem como principais ações o “Mapa Musical RJ” (www.mapamusicalrj.com.br), uma plataforma de mapeamento colaborativo da cadeia produtiva da música do estado do Rio de Janeiro e a Nós de Rede (www.nosderede.com.br), a primeira incubadora de redes culturais do Brasil, que é um projeto de extensão na Universidade Federal Fluminense.

Durante sua trajetória já recebeu o Prêmio Economia Criativa da Ministério da Cultura (2012) e a Premiação de Iniciativas Culturais de Niterói (2014);  foi contemplada no Concurso de Aplicativos da Incubadora da Universidade Federal Fluminense e fez parte da primeira turma graduada pela incubadora Rio Criativo, a primeira incubadora pública de empreendimentos criativos administrada pelo Ministério da Cultura e a Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro.

premiobrasilcriativo

E, na última semana, venceu a categoria música no Prêmio Brasil Criativo, durante cerimônia de premiação realizada no Auditório Ibirapuera. Este Prêmio incluía representantes dos cinco campos de interesse da economia criativa: Criações Culturais e Funcionais, Audiovisual e Literatura, Patrimônios, Artes de espetáculo e Expressões culturais, além do prêmio de Reconhecimento por Trabalho Consagrado.

A seleção dos finalistas foi realizada por uma equipe de 23 curadores de relevância no setor criativo que inclui, por exemplo, Bia Granja (YouPix), Ronaldo Lemos (Instituto Tecnologia e Sociedade), Diego Reeberg (Catarse) e Cláudia leitão (responsável pela criação da Secretaria da Economia Criativa, do Ministério da Cultura). Nessa etapa foram escolhidas 6 iniciativas de todo país em 22 categorias. Posteriormente, houve uma votação popular que escolheu três empreendimentos de cada setor e, por último, os curadores reavaliaram os indicados e definiram os vencedores.

VEJA TAMBÉM

AgendaNotícias

Oficina de Bateria para Garotas

UFF recebe oficina gratuita de bateria para garotas de 8 a 80 anos. Atividade faz parte de série de oficinas de incentivo à participação feminina no setor musical.

AgendaNotícias

Debate “Associativismo e Empreendedorismo” na UFF

Nessa terça a UFF recebe o debate “Associativismo e Empreendedorismo” com Dríade Aguiar (Mídia Ninja), Elisa Ferreira (Goma) e Aline Lourena (REAFRO).

AgendaNotícias

Oficina de Rimas para Mulheres com Aika Cortez

A incubadora Nós de Rede realiza na quarta-feira, 10 de maio, a Oficina de Rimas para Mulheres com a rapper Aika Cortez, na Universidade Federal Fluminense.