http://ponteplural.com.br/retrospectiva-2016/

Notícias

Retrospectiva 2016

Mais um ano se passou e muitas atividades foram realizadas! Vem conferir a nossa retrospectiva! \o/

 

_MG_2123

Prêmio Brasil Criativo

* Ganhamos o Prêmio Brasil Criativo na categoria música! Foi uma experiência incrível conhecer projetos culturais de todo país e receber a premiação durante a Conferência Anual de Economia Criativa, no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo.

* Apresentamos nossos projetos no Festival Primavera Pro, na Espanha, no MicSur – Mercados de Industrias Culturales del Sur, na Colômbia, na Semana Internacional da Música de São Paulo e no Music Trends Brasil, no Rio de Janeiro.

 

eumicsul

Mercado de Indústrias Culturais do Sul – Colômbia

* Lançamos a incubadora de redes culturais Nós de Rede, que consiste em um projeto de extensão em parceria com o LabCult e a P3, na graduação de estudos de mídia da Universidade Federal Fluminense. Durante o ano foram feitas 12 reuniões abertas com agentes da música onde foram identificadas demandas do setor, 5 debates sobre o mercado atual de diferentes gêneros musicais, 1 rodada de negócios internacional, 2 oficinas (elaboração de projetos culturais e Synth Gênero), 1 palestra internacional e 1 encontro com gestores de casas de shows para dar início a uma rede da área.

 

* Reunimos todas as artes produzidas pelo ilustrador Renato Lima da Pocketcomics para o projeto #IlustraMúsica e fizemos exposições em 10 cidades e também distribuímos calendários com as ilustrações.

 

* As ações da Ponte Plural foram destaque em diversas matérias de jornal e de mídia digital.

 

IMG_2376 2

Oficina Synth Gênero

* A turnê de lançamento do Mapa Musical RJ passou por Nova Friburgo, Cabo Frio, Petrópolis, Campos dos Goytacazes, Volta Redonda e Duque de Caxias. Realizado pela Ponte Plural e pelo LabCult, o projeto conta com o patrocínio da Claro, Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, Ministério da Cultura, CNPQ e Faperj, bem como o apoio do Instituto Embratel Claro e da FIRJAN.

 

* Os dados obtidos durante a pesquisa do Mapa Musical RJ deram origem aos artigos “Rock RJ: Articulações entre cenas musicais e dinâmicas de coletivos culturais do estado do Rio de Janeiro” e “Dinâmicas coletivas em cenas musicais: A experiência do grupo #acenavive no Rio de Janeiro” publicados, respectivamente, no livro “Música, som e cultura digital – perspectivas comunicacionais brasileiras” e na Revista Crítica de Ciências Sociais, de Portugal.

 

livrolabcult1

Livro “Música, som e cultura digital – perspectivas comunicacionais brasileiras”

* Entrevistamos o pessoal da Trupe Chá de Boldo, Drops 96 e El Efecto e criamos 3 playlists com músicas de artistas da cena musical contemporânea brasileira.


Até 2017! ;)

VEJA TAMBÉM

AgendaNotícias

Oficina de Bateria para Garotas

UFF recebe oficina gratuita de bateria para garotas de 8 a 80 anos. Atividade faz parte de série de oficinas de incentivo à participação feminina no setor musical.

AgendaNotícias

Debate “Associativismo e Empreendedorismo” na UFF

Nessa terça a UFF recebe o debate “Associativismo e Empreendedorismo” com Dríade Aguiar (Mídia Ninja), Elisa Ferreira (Goma) e Aline Lourena (REAFRO).

AgendaNotícias

Oficina de Rimas para Mulheres com Aika Cortez

A incubadora Nós de Rede realiza na quarta-feira, 10 de maio, a Oficina de Rimas para Mulheres com a rapper Aika Cortez, na Universidade Federal Fluminense.